Medicação de Alto Custo
Informações e orientações do que fazer no recebimento e na falta dos medicamentos imunossupressores
Tomar a medicação de acordo com a prescrição faz parte do sucesso do seu tratamento, portanto, caso não receba a medicação na quantidade correta, não diminua a dosagem, nem alterne os dias para que a medicação se encaixe no seu mês. Você deve entrar em contato com sua equipe de transplante por telefone para receber orientações.
Quando receber os medicamentos, peça recibo de entrega e verifique na planilha da farmácia qual foi a quantidade enviada efetivamente no seu caso, peça para fazer uma cópia ou fotografe.
Verifique nas redes sociais ou grupos onde há doações entre transplantados (não se esqueça de anexar sua receita, para que não haja desconfianças). Nesse caso é necessário combinar de que forma será realizada a entrega do medicamento, pessoalmente, motoboy, Uber ou Sedex. (Lembrando que a venda de medicações de alto custo sem regulamentação, ou seja, sem ser em farmácias referenciadas, é CRIME!)
Informe a falta de medicação no site da ABTx, esse registro é necessário para que eles entrem em contato com o Ministério e Secretarias de Saúde para cobrar explicações e pressionar o reabastecimento o mais rápido possível.
Outros canais que devem ser acionados na falta de medicações ou quando a entrega for realizada de modo parcial (fracionada):
Diretoria Regional de Saúde (DRS) do qual seu município faz parte
Defensoria Pública (atendimento on-line).
Ouvidoria do SUS: Via formulário online ou telefone.