História
O Instituto Deixe Vivo nasceu da vontade e necessidade de despertar a cultura da doação de órgãos na sociedade, além de levar voz e representatividade para pessoas que estão inseridas nesse contexto da doação: transplantados, pessoas em lista de espera pelo transplante e familiares.
Apesar do Instituto ter nascido em Abril de 2022, a história do #deixevivo começou em 2017 com nossa fundadora Giovanna Fiori através de um perfil na rede social (@deixevivo) onde contava sua história como paciente renal, em hemodiálise e de como a doação de órgãos transformou sua vida.
O #deixevivo foi crescendo, tomando forma e ganhando visibilidade. Em 2021, acolheu outras pessoas que queriam falar sobre doação. Foi aí então que nasceu a REDE #deixevivo, um coletivo de pessoas que também se identificavam de alguma forma com a doação de órgãos.
Não havia outro destino possível se não fosse passar de uma rede, de um coletivo de pessoas que lutam pela causa, para uma OSC. Então, em Abril de 2022, nasceu o Instituto #deixevivo, uma Organização da Sociedade Civil que chegou para contribuir como instituição, que leva informação, inspiração e acolhimento no contexto da doação de órgãos.
O Instituto atua dentro do universo online e presencial e conta com a ação voluntária de pessoas espalhadas por todo o Brasil. São mais de 8 projetos inseridos nos contextos de: doação de órgãos, transplantes, doença renal crônica e acolhimento aos pacientes e familiares.
Cada projeto estruturado pelo Instituto, traz em seu escopo uma prestação de serviço direcionado a comunidade que atua. Ao idealizamos o projeto “rede de acolhimento”, por exemplo, pensamos na dificuldade que pacientes encontram para marcar uma consulta com psicólogos e nutricionistas na rede pública, muitas vezes, essas pessoas aguardam meses por uma vaga e nem sempre logram êxito.
Projetos como esse fazem todo o sentido, uma vez que muitos pacientes crônicos se encontram em desvantagem econômica, tornando impossível que façam acompanhamento com os profissionais citados as suas próprias expensas.
Você também pode fazer parte da construção dessa história! Se seu desejo é ser doador(a) de órgãos, converse hoje mesmo com sua família. A decisão é sua, mas eles que dirão por você.
Propósito
Equipe de Voluntários Colaboradores
Bruno Ferreira
Projetos e Captação de Recursos
Fazer parte do #idv me permite desenvolver minhas habilidades e partilhar de um sonho em comum: zerar a fila de espera por um transplante.
Chayene Gomes
Redação
A doação de órgãos salva vidas! Fazer parte do Instituto deixa-me entusiasmada, pois ser voluntária é doar-se para que muitas pessoas se beneficiem de acolhida, conhecimento, amor, respeito e carinho.
Daniele Meireles
Criação de Conteúdo
O trabalho voluntário no #idv me trouxe uma motivação que vai além do Ser por mim e poder Ser pelo outro também!
Denise Critis
Ações, Eventos e Campanhas
Participar do #deixevivo é um ato de amor não só comigo e sim com todos.
Assim podemos melhorar o mundo!
Kelly Martins
Edição de Vídeos
O Instituto Deixe Vivo leva com amor a conscientização da importância da doação de órgãos, para que mais pessoas, assim como eu, recebam esse presente de uma vida nova, poder fazer parte desse lindo projeto é para mim, uma grande honra.
Letícia Amorim
Gestão de Voluntariado
Fazer parte do Instituto Deixe Vivo me emociona, porque o trabalho desenvolvido aqui, se une aos meus propósitos de vida. O trabalho voluntário tem o poder de multiplicar o bem, o amor ao próximo e a empatia. Empatia a qual duas famílias tiveram comigo ao me permitirem enxergar novamente! Fazer parte do instituto é uma pequena forma de honrar meus doadores e suas famílias. É devolver ao mundo o amor e a gratidão que sinto pela doação de órgãos e tecidos.
Letícia Beserra
Design e Comunicação
Fico muito feliz em poder contribuir com uma causa que ajudou no recomeço da minha família e quero ajudar outras famílias a terem essa chance através do #idv.
Marcia Rebelo
Projetos e Captação de Recursos
Ser voluntária no #idv é materializar minha missão nesta existência, é expressar amor em cada ação e deixar viva minha contribuição ao mundo.
Marina Spinardi
Gestão de Voluntariado
Ser voluntária é mais que doar meu tempo e conhecimento para um propósito maior. É ser retribuída com aprendizagem diária, força, amizade e desfrutar de cada vitória e processo de cura das pessoas envolvidas nessa causa.
Mayara Fernandes
Comunicação
Realizar o trabalho social no Instituto Deixe Vivo faz valer a minha existência. Para mim, a vida é feita de legados, é sobre o que deixamos de positivo para o mundo.
Membros da Diretoria
Diego Lima
Vice presidente
Fazer parte do Instituto Deixe Vivo é ver um sonho tornar-se realidade, com a certeza de que a mensagem sobre a Doação de Órgãos será compartilhada com muito carinho, indo cada vez mais longe e alcançando mais pessoas!
Giovanna Fiori
Presidente
O #deixevivo já faz parte da minha história desde 2017. Fundar o Instituto só intensificou ainda mais minha missão de levar voz e representatividade para a doação de órgãos e também acolhimento para pacientes renais crônicos.
Olga Schekiera
Projetos e Captação de Recursos
Fazer parte do Instituto como voluntária me mostra a importância de estar envolvida em uma experiência onde posso enxergar o mundo através de outro ponto de vista.