Medicação de Alto Custo


Medicação de Alto Custo

Os transplantados fazem uso de medicação contínua para manter o seu enxerto (órgão) transplantado saudável. E muitas dessas medicações são fornecidas pelas FARMÁCIAS DE ALTO CUSTO do SUS.


No pós transplante, antes da alta hospitalar, o paciente recebe todas as orientações e documentações necessárias para dar entrada no pedido das medicações na farmácia de alto custo mais próxima de sua residência.


Infelizmente, sabemos que não há regularidade na entrega dos medicamentos, pela falta e/ou pela demanda maior que a oferta. Por isso, alguns pacientes ficam sem receber as medicações no período certo e é necessário recorrer a outros pacientes que possam doar o medicamento ou ainda, comprá-los... O grande problema é que além de serem remédios caros, ainda há certa dificuldade em encontrá-los para venda.


Diante desse cenário, entendemos que é extremamente importante EDUCAR os pacientes para que conheçam os seus direitos e saibam o que fazer quando houver falta dos medicamentos que são imprescindíveis para manter a saúde do transplante.

Saiba o que fazer na falta de medicamentos de alto custo:

  • Tomar a medicação de acordo com a prescrição faz parte do sucesso do seu tratamento, portanto, caso não receba a medicação na quantidade correta, não diminua a dosagem, nem alterne os dias para que a medicação se encaixe no mês. Entre em contato imediato com a sua equipe de transplante para receber orientações.

  • Quando receber os medicamentos, peça o recibo de entrega e verifique na planilha da farmácia qual foi a quantidade enviada efetivamente no seu caso, peça para fazer uma cópia ou fotografe.

  • Verifique nas redes sociais ou grupos onde há doações entre transplantados (não se esqueça de anexar sua receita, para que não haja desconfianças). Nesse caso é necessário combinar de que forma será realizada a entrega do medicamento, pessoalmente, motoboy, Uber ou Sedex. (Lembrando que a venda de medicações de alto custo sem regulamentação, ou seja, sem ser em farmácias referenciadas, é crime!)

  • Informe a falta de medicação no site da ABTx, esse registro é necessário para que eles entrem em contato com o Ministério e Secretarias de Saúde para cobrar explicações e pressionar o reabastecimento o mais rápido possível.Faça seu registro aqui!

  • Outros canais que devem ser acionados na falta de medicações ou quando a entrega for realizada de modo parcial (fracionada):
    • Diretoria Regional de Saúde (DRS) do qual seu município faz parte
    • Defensoria Pública (atendimento on-line).
    • Ouvidoria do SUS: Via formulário online ou telefone.