Rede de acolhimento: pacientes e cuidadores


Fazer inúmeros exames e consultas médicas com frequência, passar por tratamentos substitutivos, ter restrições alimentares e/ou hídricas, entrar em uma lista de espera gigantesca – que hoje passa de 60mil pessoas no Brasil – para receber um transplante, passar pela cirurgia e pelo pós-operatório do transplante, tomar imunossupressores, entre outros vários detalhes da vida de um(a) paciente com doença crônica, pode afetar – e muito – a saúde emocional desse(a) mesmo(a) paciente. Pensando nisso e nas possíveis restrições alimentares e/ou hídricas de pacientes renais... O Instituto Deixe Vivo criou a Rede de Acolhimento! Hoje, dividida em duas frentes de atuação:

  • Acolhimento
    Rede de acolhimento: pacientes e cuidadores

    Tem como objetivo apoiar e acolher pacientes renais em todos os possíveis estágios e tratamentos da doença, pacientes em lista de espera para receber um transplante e pacientes transplantados. Realizado por meio de psicólogas parceiras de nossa Instituição – profissionais devidamente credenciadas no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

  • Acolhimento
    Rede de acolhimento: pacientes e cuidadores

    Tem como objetivo orientar a alimentação de pacientes renais, visto que, em muitos momentos da doença renal crônica, esses pacientes passam por inúmeras restrições alimentares e possíveis restrições hídricas. Realizado por meio de nutricionistas parceiras de nossa Instituição – profissionais devidamente credenciadas no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Ainda temos muito trabalho pela frente, mas sendo uma Instituição do Terceiro Setor, precisamos do seu apoio para dar continuidade aos projetos já existentes e para executar os nossos novos projetos:

  • Programa “Protagonista da minha história” – criação de materiais para cartilhas, encontros/workshops presenciais ou online para orientar pacientes em diferentes cenários (desde a entrada na hemodiálise, até a longa jornada do primeiro ano de transplante) e demais interessados e/ou envolvidos.
  • Comunidades de Apoio – para acolher diferentes grupos de pacientes e cuidadores (quem ajuda nos cuidados do paciente).